quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Diário de Julius Gabriel: Stonehenge


Stonehenge é um monumento megalítico da Idade do Bronze, localizado na planície de Salisbury, no Sul da Inglaterra. Até hoje não se sabe as origens ou os objetivos da construção. Estudiosos acreditam que o círculo de pedras tivessem funções astronômicas e religiosas.

Diversas lendas e mitos estão ligadas à Stonehenge. Uma delas diz que druidas teriam utilizado o monumento, por volta de 300 a.C.. Outra diz que foram os romanos quem ergueram o marco. Mais tarde, novas tecnologias conseguiram determinar com mais precisão a época da sua construção: Stonehenge tem mais de 4.500 anos de idade.

Isso aumenta o mistério da sua construção. Como homens há pouco saídos da idade da pedra conseguiriam erguer blocos de pedra com cinco metros de altura e até 50 toneladas de peso?

O enigma se torna ainda mais complexo quando sabemos que Stonehenge é um preciso observatório astronômico. Sua posição geográfica mostra um alinhamento perfeito com ocorrências astronômicas significativas à época em que foi erguido. Somente um povo com habilidades matemáticas extraordinárias e sofisticados processos de engenharia conseguiriam fazê-lo. Como explicar que uma sociedade neolítica poderia conhecer o conceito de π (Pi) dois mil anos antes da formulação do teorema de Pitágoras?

Um observador no interior de Stonehenge pode determinar, com exatidão, a ocorrência dos solstícios e equinócios. Esse é mais um sinal de que o monumento também faz parte do mistério da lenda Maia sobre o juízo final.

Um comentário:

  1. Olá! Achei muito interessante o livro e gostaria de entrar em contato, mas não consigo encontrar o e-mail. Se puder envie-me um e-mail: pri_viajenaleitura@yahoo.com.br

    Obrigada!

    ResponderExcluir